sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Conversando sobre Eletricidade


Toda vez que inicio um clube de robótica, sempre procuro dar noções de eletricidade e, mostrar como ocorre a corrente elétrica. A turma do clube fica super empolgada quando descobre o que realmente é preciso para gerar a corrente elétrica.

E, é sobre isso que vou falar na postagem de hoje. Vou tentar explicar de modo bem simples este fenômeno que nos rodeia que é a eletricidade.

Sejam bem vindos e curtam o tema de hoje.

Precisamos entender que a eletricidade não foi inventada, ela já existia na nossa natureza. O homem, através de experiências, descobriu que ela existia e começou a utilizá-la para ajudá-lo no seu dia-a-dia.

Mas, como foi esta evolução?

Vamos falar um pouco da história da eletricidade.



Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o físico e filósofo grego Tales de Mileto observou um fenômeno curioso. Ao esfregar um pedaço de âmbar (um tipo de resina vegetal) em um pedaço de lã, ele notou que o âmbar passava a atrair objetos leves. Dois mil anos depois, esse fenômeno foi chamado de eletricidade, da palavra grega elektron (que quer dizer "âmbar").






Você sabia que âmbar é uma resina fóssil, de uma espécie de pinheiro já desaparecida, tem uma cor amarela semi-transparente e, quando queimada, tem um aroma muito agradável. É bonito e fácil de trabalhar, sendo muito apreciado sob a forma de contas, em colares e outros ornamentos?







Nenhum comentário: