sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Conversando sobre eletricidade (Parte IV)

Bem, falamos sobre o átomo, vimos que ele possui um núcleo formado por prótons e nêutrons, e ao redor desse núcleo existem os elétrons, partículas extremamente pequeninas, que ficam girando ao seu redor sem parar.

Mas, e a eletricidade? Como é que ela aparece, e o que os elétrons tem haver com tudo isso?

Antes de explicarmos como surge à eletricidade, temos que explicar o seguinte:

Ficou determinado que os prótons, que ficam no núcleo (centro) do átomo possuem cargas positivas e os elétrons, que ficam girando ao redor do seu núcleo, possuem cargas negativas.

Na verdade, os elétrons que estão em constante movimento, podem sair de um átomo para o outro.

Vocês viram que qualquer matéria (corpo) é formada por átomos, e esses átomos são formados por um núcleo (prótons e nêutrons) e elétrons. Um átomo está sempre em equilíbrio, isto é, o número de elétrons é igual ao número de prótons que tem no seu núcleo. Os prótons são fortemente ligados ao núcleo dos átomos, de modo que somente os elétrons passam de um corpo para outro, no processo de eletrização. Dessa forma, podemos dizer que um corpo está eletrizado quando possui excesso ou falta de elétrons. Se há excesso de elétrons (mais elétrons do que prótons), o corpo está eletrizado negativamente; se há falta de elétrons o corpo está eletrizado positivamente (mais prótons do que elétrons). Quando o corpo possui número de elétrons igual ao número de prótons, ele é dito neutro.

Ah! Quer dizer que para ter eletricidade é preciso que os elétrons passem de um corpo para outro. E, para passar de um corpo para o outro deve existir uma diferença entre a quantidade de elétrons dos dois corpos. Quando isso acontece, dizemos que essa passagem dos elétrons produz a eletricidade.

Mas, espera um pouco!
O que faz com que os corpos tenham menos ou mais elétrons? Só precisa ter essa diferença para que eles já saiam correndo de um corpo para o outro?
Bem, isto só na próxima postagem.

Nenhum comentário: